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Comunicação Digital

01 de abril de 2017

Muito se fala em investir em publicidade, na comunicação da empresa, criar marca, logomarcas, slogan, anunciar.. Mas será que nos tempos de hoje isso basta? Ou melhor, será que é só isso? Sabemos que dependendo do serviço ou produto a comunicação tradicional não pode ser desmerecida, ela ainda atinge grande audiência com uma mídia exterior, anuncio em revista ou tv.

Por trás de qualquer comunicação para determinada empresa, seja ela uma empresa que se está lançando, seja ela uma empresa que precisa melhorar suas vendas, o ponto principal é como se fala e pra que público fala. O grande protagonista hoje não é o produto, não é qualidade dele e nem do serviço oferecido, o grande mocinho da história é o consumidor. Toda e qualquer ação de comunicação deve-se colocar o consumidor ao centro aí sim pensamos em trabalhar de acordo com sua mente, seus desejos, seus habitos etc.

O mundo da comunicação está em mudança e  repleto de meios ou plataformas de interação com o consumidor o qual sempre deve estar no centro da estratégia, para gerar experiências positivas e rentáveis, em todos os pontos de contato. Pontos de contato estes que valem como experiencia boa ou ruim desde quando se estaciona o carro num estabelecimento até o momento de voltar ao carro e finalizar a compra. Desenvolver estratégias para cada ponto de contato do consumidor de maneira eficaz e rentável para todos é o X da questão. Fazer com que os clientes pensem e executem as melhores estratégias para gerar uma experiência positiva nos seus consumidores. Visto isso, leva-se em conta o grande crescimento dos meios digitais, uma mídia mais enconta do que a tradicional e que abraça todo o público em qualquer momento do dia em que o consumidor esteja, pois sempre está de posse de um celular ou trabalhando no computador ou sendo impactado de alguma maneira pelo meio digital.

A internet ganhou um lugar de destaque para investimento das empresas. As pessoas estão cada vez mais conectadas, sejam para buscar informações, fazer compras ou seja para elogiar marcas ou produtos. Seguem algumas vantagens da comunicação digital de acordo com o tempo em que vivemos, estabelecemos alguns motivos para expor sua marca nesse meio, por que temos o  imediatismo que é uma característica da internet. Os feedbacks são recebidos quase que instantaneamente e aproxima a empresa do seu público. É uma mídia de baixo custo: o investimento é menor do que em outros meios. Ações simples podem ter repercussão maior do que o esperado, é possível acompanhar também o que os concorrentes estão fazendo e elaborar ações estratégicas mais eficientes, outro elemento é o “boca a boca”, a divulgação nas redes faz com que os clientes satisfeitos propaguem a satisfação pelas redes. Se você faz um bom trabalho nas redes, eles vão fazer uma boa divulgação de seu negócio ou produto. A internet permite você ampliar sua atuação e conquistar novos públicos, ganhando mais visibilidade, a mídia digital permite você mensurar suas ações e, com isso, mostra o melhor caminho a ser seguido. As pesquisas geradas no ambiente online permite um melhor conhecimento do seu público e um direcionamento mais assertivo de suas estratégias. 

Para se ter uma ideia, o brasileiro com acesso à internet passa mais tempo na web todos os dias do que em qualquer outro meio de comunicação. 

Em média, são 3h39 diárias, segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia 2016, divulgada em março deste ano, pelo Ibope. As redes sociais são os sites mais acessados e o Facebook é o site mais citado pelos entrevistados. Ele também é o campeão de acessos entre os que querem se informar: 32% dos entrevistados recorrem às redes sociais para essa finalidade. As redes sociais fazem parte da rotina dos brasileiros e é por isso que, cada vez mais, as empresas estão investindo nessa mídia.

Ana Paula Raposo Leite Ribeiro
Repike Comunicação Estratégica


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